PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SOCIAL – SUB-PROGRAMA ATENDIMENTO À MENINOS DE RUA
INSTRUÇÕES DO PROGRAMA
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo orientar os Educadores na sua tarefa de implementar e e acompanhar o desenvolvimento do Programa no âmbito da Instituição Promotora do mesmo. Os procedimentos a serem adotados neste processo se destinam a fornecer uma estrutura que irá estabelecer a base adequada ao desenvolvimento e a evolução dessas crianças e jovens, em sua maioria portadores de profundas deficiências, o que representará um enorme desafio aos “Educadores”.
Observamos que o atual estágio do Conhecimento existente associado a diferentes formações e experiências profissionais dos “Educadores”, podem resultar em uma situação que a despeito de suas boas intenções iniciais, as abordagens e interações venham a se restringir à rígidas rotinas diárias cumpridas com pouca atenção às necessidades e aos objetivos de desenvolvimento a médio e longo prazo.
Assim, para obtenção de melhores resultados, estes profissionais deverão usar sua própria intuição e imaginação nos contatos diários com os diversos grupos, buscando sempre uma melhor adaptação à suas capacidades perceptivas, o que proporcionará sem dúvida a obtenção de um rendimento à altura de sua dedicação.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
Os objetivos prioritários do Programa ALTA HARMONY de Educação Social através do Sub-Programa de “Atendimento a Meninos de Rua” visam proporcionar a obtenção de resultados terapêuticos e pedagógicos para sua clientela, através da utilização prática do Programa Musical de Relaxamento ALTA HARMONY no que concerne aos seguintes aspectos:
1 – Estabelecimento de contato e de comunicação;
2 – Treinamento e desenvolvimento sensorial;
3 – Relaxamento, eliminação de desequilíbrios e afastamento de problemas;
4 – Treinamento e desenvolvimento físico e motor;
5 – Treinamento e desenvolvimento social;
6 – Liberação de processos sócio-comunicativos;
7 – Ativação e liberação emocionais;
8 – Desenvolvimento da fala e da linguagem;
9 – Treinamento e desenvolvimento intelectual;
10 – Estímulo ao desenvolvimento de novos interesses, só ou em companhia de outras pessoas;
11 – Treinamento musical e desenvolvimento;
12 – Desenvolvimento de autodisciplina e autoconfiança.
Formulamos aqui alguns conceitos que dão embasamento às abrangentes aplicações acima mencionadas. Como é uma forma de comunicação, a música constitui uma das possibilidades de interação humana. Conforme ocorre na evolução da psicologia verbal, esta terapia musical demonstra tendências inconfundíveis de compreender a música como um modo emocional de comunicação, como um meio de contato, e, na aplicação de seu processo terapêutico, há a possibilidade de se fazer com que o tratamento inclua distúrbios comunicativos.
Para todas as pessoas, mas em particular para as que têm dificuldades na comunicação, ouvir e fazer música significa comunicação. Aquele que estiver fazendo música ativamente pode, por meio dela, comunicar-se consigo mesma e, desse modo, restabelecer a identidade com o próprio corpo. A musicoterapia passiva receptiva, em que o paciente apenas ouve música é também eficaz, na medida em que oferece ao paciente a possibilidade de concentrar sua atenção na música como um tema e, possivelmente criar um relacionamento objetivo.
Utilizando a terminologia tradicional da Musicoterapia, a música proporciona ao cliente alguns recursos terapêuticos ativos, isto é, ouvir, ser criativo e participar. A pessoa portadora de alguma deficiência terá, através da música, oportunidade de reunir experiências a partir de experiências musicais de auto-organização e de relacionamento com outros. A música é uma fonte singular e intermediária no que concerne à estruturação de energia, à capacidade de estabelecer contatos, ao auto-conhecimento e, não menos importante, ao restabelecimento de relações humanas. Utilizando-se a música., pode-sew iniciar um desenvolvimento de interação em qualquer ser humano.
PROPRIEDADES DE FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA
O valor do Programa ALTA HARMONY de “Atendimento à Meninos de Rua” reside no fato de que sua estrutura associada às propriedades funcionais de sua música, propiciam uma situação altamente definida e participativa que deverá despertar e manter o interesse dessas crianças e jovens. Devido a este fato, estabelece-se uma estrutura que capacita o Educador a concentrar suas energias eficazmente, orientando a atenção da criança ou jovem de uma maneira significativa e criando uma base para a interação.
No decorrer das aplicações práticas os profissionais identificarão profundas e múltiplas deficiências de percepção, que podem resultar de uma ampla gama de circunstancias diferentes. Uma análise quanto às “causas”, no entanto, pouco adianta ao “Educador”, que geralmente se confronta com um grande número de dificuldades comportamentais com as quais precisa se familiarizar e a se relacionar para que o processo de transformação e evolução ocorra. De um modo geral pode-se caracterizar estas dificuldades em:
1. Excessiva falta de capacidade, tanto para tomar iniciativas quanto para se adaptar a mudanças no ambiente de rotina ou
nos arredores;
2. Capacidade extremamente limitada de comunicar necessidades ou outros estados de um modo perceptível, apresentando
habitualmente apenas uma limitada linguagem verbal / simbólica ou nenhuma linguagem;
3. Comportamento estranho, proveniente em geral de uma habitual auto-estimulação ou de uma natureza destrutível;
4. Desenvolvimento motor deficiente / atrazado, o que resulta em extrema instabilidade, especialmente em ambientes não familiares.
A ocorrência dessas características indica uma grande deficiência na capacidade da pessoa de se relacionar e adaptar suas atitudes (comportamento) a eventos que estejam ocorrendo ao redor. A capacidade de se relacionar, se adaptar e se comunicar com o ambiente próximo, é normalmente adquirida durante a primeira infância e dependerá de uma cuidadosa estruturação dos fatos, aliados ao esquema do “Programa“ por parte do “Educador”, que buscará fornecer uma rede de apoio adequada às necessidades e capacidades das crianças e dos jovens.
Esta cuidadosa estrutura é denominada de “andaime” e ocorre da seguinte maneira:
1. A criança é levada a uma condição de aceitação que é mantida elo “Educador”;
2. A criança é ajudada a vivenciar padrões de regularidade nas impressões à quais está sendo exposta;
3. Com a repetição a criança é ajudada a antecipar eventos que ocorrem em seqüência;
4. O “Educador” desafia a criança a preencher suas próprias expectativas, reduzindo sistematicamente o número de coisas
que faz para a criança. Isso normalmente ocorre através de uma “representação” rotineira de situações em que a criança é
estimulada a participar, a se adaptar e a se comunicar com o ambiente ao seu redor.
A condição para a aplicação bem sucedida desta estrutura é que ela deve ser a todos os profissionais, pais e auxiliares que estejam regularmente envolvidos na consecução do Programa.
A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DO PROGRAMA ALTA HARMONY
Baseados na experiência pessoal verificamos que o padrão vibracional contido nas músicas do Programa ALTA HARMONY, se utilizado de forma eficaz, gera um efeito transformador no psiquismo, estabelecendo uma melhor comunicação e desenvolvendo uma maior interação em pessoas normais ou portadoras de deficiências perceptivas, especialmente crianças e jovens.
Nesta caso a adaptação da música ALTA HARMONY interagindo de forma adequada com o sistema neurológico / perceptivo, se afigura como uma estrutura bem definida e eficaz, na qual as condições necessárias para o “andaime” e para a comunicação deverão ser bastantes intensificadas.
Para sua utilização adequada neste Programa, sua Metodologia de Aplicação deve seguir as características conforme a seguir descrevemos:
1. USO DO PROGRAMA
Fazer a aplicação do Programa Musical de Relaxamento ALTA HARMONY conforme as instruções contidas no KIT. A
aplicações deverão ser feitas em grupo para possibilitar uma maior integração. As aplicações individuais deverão ser feitas na medida em que se identifiquem casos que apresentem maior grau de desequilíbrio ou deficiências. Nestes casos o apoio do “Educador” se dará mediante um acompanhamento mais próximo das reações emocionais e do comportamento da criança ou do jovem, até se observar seu reequilíbrio.
Para se obter uma melhor consecução do Programa é importante dentre outros os seguintes procedimentos:
a) ESTIMULAR A ATENÇÃO:
É sobejamente conhecido que a exposição ao som desperta os processos sensório-perceptivos do cérebro. Essa propriedade do som, que se revelou bastante intensificada no caso do padrão sonoro ALTA HARMONY, por seu pulso característico, produz um estado enormemente receptivo que pode ser utilizado para mensagens de auto-estima.
b) ORGANIZAÇÃO TEMPORAL DE ATIVIDADES:
Um evento musical se constitui numa estrutura auditiva existente no tempo, com início, duração e fim definidos. A
música origina portanto, uma estrutura dentro da qual torna-se mais fácil organizar e lembrar atividades e impressões que
podem ser conduzidas simultaneamente. Esse é o motivo pelo qual apreciamos e muitas vezes achamos mais fácil fazer
certas coisas com a música – é o caso da dança por exemplo – o que poderá ser estimulado os movimentos corporais,
com grandes benefícios par o sistema mente-corpo.
2. OBSERVAÇÕES DURANTE O PROGRAMA
A aplicação do Programa ALTA HARMONY destinado a crianças e jovens deverá ter seus resultados acompanhados de
perto pela equipe de “Educadores” a quem caberá seu desenvolvimento. Assim, eles deverão estar atentos para observar e registrar as alterações comportamentais e transformações psico-emocionais ocorridas durante o processo. Desta forma deverão ser preenchidas as fichas durante as avaliações pessoais e do grupo a cada quinzena. Nestas avaliações serão observados especialmente aspectos relacionados à participação durante a interação interpessoal, atenção, antecipação, tempo de concentração, memória, percepção de regiões do corpo, percepção de atividades, bem como outras situações como: ato de se vestir, hora das refeições, atitudes em relação aos companheiros, etc…
Importante será para se ter uma melhor idéia dos resultados, se fazer uma comparação com um grupo de controle que será escolhido e dimensionado pelos “Educadores”. Anexo os “Questionários de Avaliação” que deverão ser preenchidos ao longo do Programa e que servirão de base para a confecção do Relatório Final.
Por nossa observação, sabemos que a maioria dos “Educadores” irá descobrir, independentemente de sua formação, que este programa contribui para criar uma situação de trabalho bastante motivadora, na qual é possível engajar ativamente as crianças e jovens de um modo positivo e observável. Este fato cria as condições propícias para uma consecução exitosa deste Programa, o que dependerá amplamente da capacidade individual e da dedicação dos profissionais em aplicar sua estrutura de forma coerente e expressiva.
Caro(a)s amigo(a)s,
Este vídeo foi produzido em 1993, há vinte anos atrás portanto, por ocasião da implantação do meu Programa ALL NEW de Educação Social, hoje Programa Alta Harmony para Meninos de Rua, na Cidade de Natal no Rio Grande do Norte. Este projeto teve o apoio da Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Natal e do Ministério da Ação Social do Govêrno Federal, quando era Presidente o Exmo. Sr. Itamar Franco. Como verão foi um sucesso completo e estamos em contato com várias entidades governamentais para sua implantação!