Programa Alta Harmony de Aplicação na Educação

PROJETO ALTA HARMONIA NAS ESCOLAS

INFORMAÇÕES GERAIS SÔBRE O PROJETO

1 – Projeto ALTA HARMONIA NAS ESCOLAS

2 – INSTITUIÇÕES PÚBLICAS – FEDERAIS, ESTADUAIS
E MUNICIPAIS

3 – Gestor Responsável – Engº Alexandre Tavares – Compositor e Pianista.

Fones: 85-3267-0219 / 85-9404-7225
E-mail: altaharmony@gmail.com

4 – TEMAS PERTINENTES

4.1 – APRESENTAÇÃO

Há comprovação científica de que determinados padrões sonoros de encadeamento melódico, harmônico e rítmico, revelam-se eficazes no estabelecimento da harmonia da mente, corpo e do comportamento das pessoas. Este processo atua no contexto mental e psicossomático, ampliando as capacidades intelectuais e da sensibilidade, levando à estruturação de uma nova estratégia de vida.

O PROGRAMA MUSICAL DE RELAXAMENTO ALTA HARMONY propicia a geração de um processo transformador a nível individual e coletivo, já que estabelece pela aplicação de seu processo musical educacional e terapêutico, a ampliação do campo da percepção do indivíduo, criando novos e estimulantes horizontes para aqueles que realmente estiverem desejosos de gerar este processo.

Sendo um projeto que integra Arte (música) e Ciência (musicoterapia e parapsicologia), é portanto um dos felizes exemplos de maximização dos benefícios sociais em face de investimentos que venham a ser realizados. O Programa aqui apresentado é basicamente Cultural, no sentido mais amplo e elevado, contribuindo eficazmente para uma transformação pessoal e melhoria da qualidade de vida de seus usuários.

O Engenheiro Civil, Parapsicólogo, Compositor New Age e Pianista Alexandre Tavares com toda a sua bagagem de mais de 16 anos de experiência na divulgação e aplicação do PROGRAMA ALTA HARMONY, constituído pelos CDs ALTA MUSICAL ENERGY, ALTA HEALING MUSIC e ALTA HIGH CONSCIOUSNESS vem apresentar este PROGRAMA DE APLICAÇAO que além de permitir a divulgação da boa música procurando influir na elevação do bom gosto neste ramo da arte, tem também características múltiplas em vários segmentos da sociedade, para aplicações nas áreas da Educação e da Saúde e na formação e treinamento na área de Recursos Humanos das Empresas e Instituições Governamentais.
4.2 – MÚSICA É REMÉDIO CONTRA STRESS

O que é exatamente o Stress? Ele é definido como uma resposta não específica do organismo a qualquer solicitação feita a ele. Stricto sensu, o Stress não é uma doença,senão uma reação natural do organismo a situações de tensão física o psicológica. É uma espécie de “síndrome de adaptação geral” na qual o organismo reage a qualquer estímulo desafiador através de uma seqüência de mudanças internas. Como se depreende do termo, essas respostas surgem em nós e em todas as coisas vivas como um mecanismo de proteção. O problema está em que mesmo sem percebermos, temos um Stress cumulativo porque não providenciamos a tempo sua retirada mediante o reequilíbrio do sistema mente-corpo.

O fluxo natural da inteligência no indivíduo fica prejudicado, e sua criatividade não mais se manifesta trazendo como conseqüência uma sensível diminuição na sua produção e conseqüentemente na sua performance. As grandes corporações hoje se preocupam pelo prejuízo enorme que lhes causa o problema do alcoolismo, do consumo de drogas e ainda do absenteísmo em seu quadro funcional, problemas estes de uma maneira geral decorrentes do Stress.

Para amenizar estes problemas causados pelo Stress, de que
instrumentos dispõem as diversas camadas da população? De poucos. Eles podem ir à farmácia da esquina e comprar um tranqüilizante qualquer como já vêm fazendo. Ou seja, combatem os efeitos mas não eliminam as causas.
Podem encontrar esperanças em uma das muitas religiões que não param de crescer e multiplicar-se. Nessas igrejas, além de uma garantia de bem-aventurança encontram-se em grupo, sentem-se menos solitários.

Na verdade, o enfoque adequado para a solução de todos estes problemas decorrentes do Stress é a adoção de uma prática terapêutica que contemple o indivíduo como um todo, e conduza a uma perfeita integração do sistema mente–corpo consigo mesmo e com o meio ambiente.

Existiria uma Terapia natural e abrangente? A Terapia Musical demonstra cabalmente sua utilidade nesse sentido.

Seria então a música um agente curativo universal? Se de um lado é forçoso reconhecer que nas piores espécies de doenças, quando estas já se manifestaram plenamente são necessárias formas mais imediatas e, portanto médicas de tratamento, é também verdadeiro que o emprego generalizado dos poderes curativos do som impedisse em primeiro lugar, o aparecimento de tais deficiências. Com efeito, o que forma a Terapia Musical particularmente atraente é o fato de curar a causa da moléstia, em lugar de suprimir-lhe os sintomas, como faz a maioria das formas de tratamento médico moderno. De acordo com todas as provas apresentadas pela Musicoterapia Contemporânea, a boa música parece de fato harmonizar o ser humano, trazendo-o de volta a padrões mais saudáveis de pensamento, sentimento e ação. A não ser isto verdadeiro, temos ainda o exemplo do próprio Hipócrates, considerado o pai da medicina, que curava seus doentes com a música.

Após anos de estudos, pesquisas e práticas no período de 1980 a 1988 elaboramos uma técnica musical unindo conceitos de Musicoterapia e Parapsicologia a qual denominamos ALL NEW – EVOLUÇÃO PELA ENERGIA MUSICAL, de cuja aplicação em várias áreas especialmente nas de Educação, Saúde e Empresas, teve sobejamente comprovada sua grande utilidade pelos inúmeros benefícios proporcionados aos que dela se utilizaram, notadamente no combate ao Stress e inúmeras disfunções de natureza psicossomática, e de outras moléstias orgânicas, além de proporcionar equilíbrio e grande harmonia ao praticante. Diante dos resultados alcançados com sua aplicação realizamos seu aprimoramento, no que resultou a Terapia ALTA MUSICAL ENERGY, que vem por seu conteúdo objetivo e sua forma simples de ser praticada, confirmando seu poderoso efeito no combate ao Stress e das inúmeras disfunções acima apontadas. Agora com a adição dosCDs ALTA HEALING MUSIC e ALTA HIGH CONSCIOUSNESS os quais de forma integrada e abrangente compuseram o PROGRAMA ALTA HARMONY, ampliou-se e complementou-se o conceito atingindo-se o pleno aproveitamento do processo musical para o que ele se propõe. Por fim, pela amplitude de sua aplicação, este método musical preenche as condicionantes a que devem satisfazer um processo holístico abrangente, realista e que apresenta resultados concretos imediatos, e o que é também importante a baixo custo.
4.3 – O STRESS EM CRIANÇAS E JOVENS

O stress em crianças e jovens é um grave problema que aflige a família brasileira e que não vem na grande maioria dos casos sendo considerado pelos pais na sua verdadeira dimensão. Como conseqüência seus filhos estão sendo criados portando desequilíbrios e desarmonias que impedem seu crescimento físico pleno e seu desenvolvimento intelectual no nível adequado.

O Stress age impedindo as Sinapses do cérebro, que são as conexões neurais necessárias ao fluxo das informações aos sistemas nervoso, endócrino e imunológico. Decorrem então vários tipos de manifestações de natureza psicológica e física, provenientes principalmente da violência urbana e familiar, bem como da acentuada desarmonia nos lares, quais sejam: c) Ansiedades; b) Depressões; c) Insônias; d) Hiperatividade; e) Comportamento agressivo; f) Alheamento e não participação; g) Problemas de pele; h) Úlceras e gastrites…..etc.

Com o estresse, surgem outros problemas a reboque. Uma pesquisa feita pela psicóloga Cristiane Silvestre de Paula, da Unifesp, mostra que o estresse é o principal fator sócio ambiental a prejudicar o desenvolvimento mental e motor, infantil.

Os tempos modernos agravaram o quadro de estresse. As crianças têm que ter uma predisposição para o problema, mas hoje em dia são muito cobradas: vão à escola, fazem inglês, praticam esporte, etc, quase não sobra tempo para brincar.
E até os 10 anos, metade do tempo deve ser dedicada às atividades educativas e a outra metade às brincadeiras. Depois, essa divisão deve ser reduzida, mas gradativamente — explica o psiquiatra Fábio Barbirato, da Santa Casa de Misericórdia.

O comportamento anti-social na escola e a acentuada queda no seu desempenho são os primeiros sinais de que a criança está precisando de ajuda. Os outros sintomas, como preocupação irreal com o futuro, queixas de dor de cabeça, dores musculares, medo de críticas, pavio curto, falta de ar, dificuldade para dormir, são mais difíceis de serem identificados pelos
pais — explica Barbirato.

Mas cabe às pessoas próximas ficarem de olho em qualquer alteração e se questionarem sobre como está a vida da criança ou do jovem. De acordo com a psicóloga Cristiane Silvestre de Paula, que pesquisou 56 crianças entre 9 e 30 meses em duas creches de Embu (São Paulo) e constatou que 34% delas apresentaram algum grau de atraso mental e 30% de atraso motor devido ao estresse, os pais estão prestando pouca atenção nos filhos.
A vida moderna também mudou a vida dos adultos. Eles trabalham muito mais, quase não ficam com os filhos, entopem as crianças com atividades porque também querem prepará-las para ser mais competitivas e acabam não conseguindo diagnosticar os problemas. Além disso, vivem um dia-a-dia muito mais estressante — diz a especialista.

A rotina tensa dos pais, segundo a pesquisa da psicóloga, foi um dos fatores mais importantes para desencadear o estresse nas crianças. Apesar de o estudo ter sido feito com famílias de baixa renda, Cristiane diz que os problemas são freqüentes em qualquer classe social.
— As três principais causas que levaram ao estresse foram discórdia entre os pais, a criança dormir entre os dois, muitas vezes sendo usada para impedir um contato mais íntimo, e alguma perda importante, seja pela separação dos pais ou pela morte de algum parente. Este quadro tende a se agravar pois isto ocorre de forma cumulativa e caso não se tome uma providencia urgente pode acarretar inúmeros problemas e muitas vezes conduzir ao consumo de drogas, se já não acontece. Um estudo recém-concluído pela Santa Casa da Misericórdia constata que 20% dos pacientes estressados, com idades entre 11 e 14 anos, usam drogas.

O fato é que o desempenho nos estudos fica totalmente prejudicado. O caso dos jovens vestibulandos é um exemplo de Stress acentuado, pois sua constante preocupação pela obtenção de bons resultados conduz a um elevado grau de ansiedade que precisa ser eliminado. Sua tranqüilidade é fundamental para alcançar o êxito. A importância do cultivo de formas
educacionais e terapêuticas para a eliminação do Stress nas crianças e jovens é ressaltada por psicólogos e educadores, e sendo esta forma prazerosa tanto melhor. O mais importante hoje é que o Stress já pode ser tratado por música, ao invés de tratamentos prolongados em clínicas.

Sem necessidade de identificar as causas do Stress, o PROGRAMA ALTA HARMONY atua no sentido de reeqüilibrar os sistemas corporais, harmonizando-os pela influência direta do magnetismo dos tons musicais, que por suas freqüências estimulam sua transformação para novos e elevados níveis vibracionais e de consciência. Este o fundamento do processo musical ALTA HARMONY que, com suas músicas especiais apresenta as condições necessárias e suficientes para a obtenção de resultados imediatos e de curto prazo, pela comprovação de sua utilização ao longo dos últimos 20 anos.

4.4 – FUNDAMENTOS DA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Uma das qualidades fundamentais inerentes ao uso deste Programa Musical é a obtenção da perfeita integração dos hemisférios cerebrais do praticante. Isto está demonstrado através de gráficos de EEG (Eletro-Encefalograma) quando em estado de relaxamento profundo, estado ‘Alfa’, que apresentam a
indicação de sincronia e perfeita coerência nas ondas cerebrais. Este fato, na medida da continuidade do uso do Programa, conduz a uma permanência deste sincronismo muito além do momento da prática em si.

Permanece na fisiologia do Sistema Nervoso Central mesmo depois que os 30 minutos de prática terminaram. Em outras palavras, a inteligência prefere esse estado. A percepção sente esta preferência como uma sensação de clareza, amplitude, tranqüilidade interior, vitalidade intensificada e silêncio mental mantido com atividade. Este aspecto notável cria uma nova
fisiologia com a perfeita integração mente – corpo, resultando na
ampliação das capacidades intuitivas, criativas e da sensibilidade do indivíduo. É tão somente o retorno à normalidade do fluxo da inteligência que estava bloqueado em razão do funcionamento imperfeito do cérebro, limitando sua capacidade.

Este funcionamento em desarmonia do cérebro é ocasionado por uma série de fatores, como sejam, problemas familiares, stress emocional, subnutrição, violência, doenças, etc., quase todos decorrentes de um quadro de desarmonias, sub-desenvolvimento, ou falta de informação. Isto provoca nas crianças ou nos jovens estudantes um comportamento de total desinteresse, confusão mental, apatia e alheamento que diminui sensivelmente seu rendimento e sua performance na escola. Este impedimento no fluxo adequado da inteligência faz com que as coisas e o próprio ensino sejam ininteligíveis, ocasionando um distanciamento, pois somente o que é inteligível gera participação.

O nosso sistema educacional da forma como está estruturado não permite o acesso em larga escala a este campo de grande poder, o da Inteligência Pura,
pois está fundamentado no conhecimento racional ou objetivo, na dinâmica do cérebro esquerdo. Este acesso somente é obtido com a perfeita integração dos hemisférios cerebrais sendo portanto necessário proceder uma reformulação que possibilite a absorção de faculdades criativas e de invenção ilimitadas, do conhecimento subjetivo com a dinâmica do cérebro direito

Para contatar e estimular o fluxo desta matéria inesgotável que é o campo da Inteligência Pura, existem hoje técnicas comprovadas cientificamente que vem há tempos sendo empregadas em diversos países mais adiantados e que já estão sendo postas em prática no Brasil.

O PROGRAMA ALTA HARMONY com os CDs ALTA MUSICAL ENERGY, ALTA HEALING MUSIC e ALTA HIGH CONSCIOUSNESS é um desses felizes exemplos, pois o programa pelo padrão sonoro vibracional de suas músicas realiza a perfeita integração dos hemisférios cerebrais, eliminando o stress e ao mesmo tempo funcionando como um agente catalisador para a criatividade; como um fator de ampliação da memória; como um estimulador da capacidade de raciocínio; como auxiliar
da concentração mais intensa durante o estudo; como um acelerador do aprendizado da linguagem e outras habilidades; como um meio de exercitar todas as partes do cérebro; e finalmente como nutriente e fonte de energia física e mental.

Esta visão holística, é parte de um grande movimento Internacional
constituído por Cientistas e Educadores que compreendem a Educação como uma ação permanente e integradora, abrindo espaço para o conhecimento e aperfeiçoamento dos esquemas mentais e corporais do ser humano. Nesse contexto são realizadas novas formas de estimulação de suas energias no sentido de ativar seu verdadeiro potencial de forma criativa e plena.

5 – OBJETIVOS DO PROJETO ALTA HARMONIA
5.1 – OBJETIVO GERAL:

O PROJETO ALTA HARMONIA tem por objetivo geral produzir um revigorante efeito harmonizador, equilibrador e transformador das crianças e jovens e seus familiares e como conseqüência na comunidade onde será executado. Ele está fundamentado na aplicação do Programa Musical de Relaxamento ALTA HARMONY, que se utiliza dos CDs ALTA MUSICAL ENERGY – Terapia Musical, ALTA HEALING MUSIC e ALTA HIGH CONSCIOUSNESS. Este programa constitui-se num Processo de Educação Transpessoal e Terapêutico de largo espectro e de conteúdo artístico / científico de fácil assimilação e aplicação.

 

5.2 – OBJETIVO ESPECÍFICO:

a) Em razão destas suas qualidades, o ALTA HARMONIA gerará um efeito regenerador e construtivo para os seus futuros usuários, em especial crianças e jovens, objetivando a melhoria de seu desempenho nas tarefas escolares, enormemente prejudicadas pelo stress do dia a dia. Em decorrência de sua aplicabilidade, estas crianças e jovens estarão mais aptas a desenvolver seus programas ligados às diversas áreas do currículo escolar e da Inserção Digital. Neste sentido, estarão inclusos orientações e procedimentos através de um CD ROM para um melhor rendimento na utilização do Programa.

b) Como decorrência do uso do Programa de Relaxamento Musical ALTA HARMONY, será gerado um processo transformador a nível individual e também familiar, cuja mudança é literalmente uma nova forma, uma reestruturação de pessoas, vale dizer, transformações com a elevação de seus níveis de Consciência.
Este portanto, o objetivo específico do ALTA HARMONIA, reintegrar as criança e jovens, equilibrá-los e harmoniza-los através de um processo que promova sua perfeita integração consigo mesmos, com seus familiares, com seus semelhantes e com o meio ambiente, ou seja mediante procedimentos pedagógicos / terapêuticos com ações que conduzam a um novo padrão de comportamento.
6 – DESCRIÇÃO DO PROJETO:

O ALTA HARMONIA irá funcionar mediante a aplicação pelos usuários do Programa Musical de Relaxamento ALTA HARMONY com seus CDs ALTA Musical Energy – Terapia Musical, ALTA Healing Music e ALTA High Consciousness com manual de instruções, bem como da utilização de CDs Rom num Programa de Inserção Digital e Comunicação que serão produzidos objetivando a orientação do Programa às crianças e jovens às famílias nas escolas e em seus lares, entidades esportivas, etc.

As atividades previstas para consecução do Programa ALTA HARMONIA nas escolas inicialmente para um projeto Piloto experimental são:

• Produção de 20.000 Kits do Programa Musical de Relaxamento ALTA HARMONY para aplicação inicialmente em escolas que vierem a ser escolhidas para comprovação de seus benefícios;
• Elaboração e produção de 1.000 CDs Rom por artista consagrada como Maitê Proença ou do mesmo nível, com palestra instrutiva versando sobre a forma de utilização do Programa de Relaxamento Musical ALTA HARMONY para melhor obtenção de seus resultados;
• Realização de Evento Cultural e Artístico de implementação do Programa ALTA HARMONY em local a ser escolhido, por seu autor Alexandre Tavares, para treinamento dos Educadores e profissionais que posteriormente farão sua disseminação nas escolas e ou locais escolhidos.
• Acompanhamento das aplicações do Programa ALTA HARMONY e de sua implementação por parte dos profissionais que serão contratados para esta finalidade. Esta equipe fará palestras nas escolas, transmitindo informações sobre a importância da prática e da utilidade do Programa em seus contextos de vida, conscientizando-os sobre os cuidados com a saúde, a educação, a prevenção ao uso de drogas, o meio ambiente, a integração familiar e o crescimento pessoal.
7 – METODOLOGIA

A metodologia a ser utilizada no Projeto ALTA HARMONIA está fundamentada num processo de estimulação sensorial através de músicas de elevado conteúdo energético, que têm se revelado eficazes no estabelecimento do equilíbrio interior e da harmonia pessoal. Este processo musical educacional e terapêutico atua na ampliação do campo da percepção do indivíduo, estimulando a pessoa a participar, a se adaptar e a se comunicar com tranqüilidade e harmonia consigo mesma, com seus familiares, com os circunstantes e com seu meio ambiente.

8 – BENEFÍCIOS

Considerando a estrutura funcional de sua aplicação, o Programa ALTA HARMONY proporciona resultados em termos de benefícios imediatos de caráter físico, psico-emocional, comportamental e de hábitos tais como:
• Ampliação dos níveis de confiança pessoal;
• Reavivamento da memória e aumento da criatividade;
• Melhoria no inter-relacionamento pessoal;
• Diminuição ou eliminação do consumo de álcool e de fumo;
• Diminuição ou eliminação da dependência de drogas;
• Estruturação de uma nova estratégia de vida;
• Desenvolvimento das estruturas mentais como: atenção, percepção, imaginação, concentração e intuição;
• Atitude de presença frente aos desafios no desempenho profissional e na vida;
• Desenvolvimento de pendores artísticos como pintura, música, etc..
Além destes dos acima relacionados, o Programa utilizado diretamente ou como coadjuvante, tem revelado seu caráter curativo, principalmente nos seguintes casos de disfunção ou doença:
• Eliminação do Stress;
• Reequilíbrio do sono e dos sonhos;
• Ansiedade, Tensão nervosa, Temores diversos, Insônia;
• Depressão, Dores de cabeça, e Enxaquecas;
• Fadiga crônica, úlceras e gastrites;
• Hipertensão arterial.
9 – BENEFICIÁRIOS DIRETOS
9.1 – Perfil dos Beneficiários diretos
O publico alvo que receberá benefícios diretos do Projeto ALTA HARMONIA nas escolas da rede pública Federal, Estadual e Municipal é constituído de alunos, crianças e jovens e suas respectivas famílias, além dos Professores e do quadro funcional destas escolas.
Estas famílias geralmente têm em comum uma condição social determinada por baixos ou médios salários, o que condiciona sua vida em termos de projetos e aspirações pessoais. Além da condição financeira precária, sua formação educacional geralmente de baixo ou quando muito de nível médio, condiciona suas pretensões a melhorias do ponto de vista profissional. Ao longo do tempo esta situação, geralmente com o aumento da família tende a se agravar, trazendo problemas pessoais de natureza psico-emocional e físico-orgânica, com influências diretas na sua saúde e em seu rendimento nas atividades escolares e pessoais.
As crianças e jovens dessas famílias são geralmente os mais afetados pela situação de precariedade, necessidades básicas não satisfeitas, brigas familiares e do ambiente agressivo em que vivem, o que lhes provoca um quadro de stress constante e cumulativo. Em conseqüência apresentam normalmente algum grau de atraso mental e de atraso motor devido ao estresse, e seu desempenho na escola passa a apresentar uma acentuada queda e seu comportamento passa a ser totalmente anti-social revelando os primeiros sinais de que a criança ou jovem estão precisando de ajuda. Revelam-se então muitos sintomas, como queixas de dor de cabeça, dores musculares, medo de críticas, pavio curto, falta de ar, dificuldade para dormir, e este quadro muitas vezes leva o jovem ao consumo de drogas, mostrando a necessidade de uma intervenção equilibradora, restauradora e harmonizadora que o ALTA HARMONIA se propõe a realizar.
10 – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INSERIDA NO PROJETO
O ALTA HARMONIA utilizará na sua implementação e posteriormente na sua continuidade e sustentabilidade do projeto, de um CD Rom com as instruções de uso do Programa de Relaxamento ALTA HARMONY por seus usuários. Isto será feito após o Evento Cultural de Implementação do Programa mediante o uso de Computadores com a inserção do CD Rom que contém estas instruções e dos CDs ALTA com a Terapia Musical e suas músicas relaxantes e energizantes.
A Comunicação visual e auditiva é inerente ao CD Rom a ser criado com o conteúdo indicado e aos CDs ALTA com suas músicas. Seu uso poderá vir a ser feito pelos pais de família ou pelos próprios filhos. Estes normalmente mais voltados para o uso dos computadores estarão com esta prática desenvolvendo suas habilidades na inserção digital, eliminando o stress e suas conseqüências, melhorando suas performances escolares e cada vez mais harmonizados e integrados consigo mesmos, com suas famílias e com seu meio ambiente com quem irão melhor interagir.

11. EXECUÇÃO DO PROGRAMA

A implantação do Programa será feita pelo autor através de Workshops ALTA HARMONIA para os funcionários e educadores envolvidas em sua execução, e na eventual ausência do autor com a utilização de DVDs do Programa.
Estes eventos versarão sobre a Temática Específica do Programa, sempre constando de Palestra e Audição Musical ao piano ou teclados, com duração a ser determinada em função dos objetivos e das práticas do mesmo.
11.1 – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

• Mês 1 – Produção inicial de 10.000 Kits do Programa Musical de Relaxamento ALTA HARMONY;
• Mês 1 – Elaboração e produção de 500 CDs Rom com palestra instrutiva por artista consagrada, versando sôbre a utilização do Programa de Relaxamento Musical ALTA HARMONY para melhor obtenção de seus benefícios;
• Mês 2 – Realização de evento Cultural e Artístico, pelo autor do Programa ALTA HARMONY, Engenheiro Civil, Compositor, e Pianista Alexandre Tavares em local a ser escolhido, que consistirá em palestra e audição musical, conforme acima descrito.
• Mês 2 e 3 – Início do acompanhamento das aplicações do Programa ALTA HARMONY e de sua implementação por parte de profissionais que serão contratados para esta finalidade. Esta equipe fará reuniões e palestras nas escolas, transmitindo informações simples e importantes sobre os cuidados com a saúde, a educação, o meio ambiente e o desenvolvimento pessoal.

• Mês 4, 5 e 6 – Continuidade do acompanhamento e avaliação dos resultados do Programa aplicado, com o relatório final.
12 – SUSTENTABILIDADE A MÉDIO E LONGO PRAZO

12.1 – Descrição do plano de sustentabilidade do projeto

A sustentabilidade deste projeto se consubstancia nas ferramentas de aplicação do Programa constituídas do CD Rom contendo as instruções e o KIT ALTA HARMONY com os três CDs ALTA que deverão ter sua utilização continuada a qualquer tempo, mesmo após a implementação do programa e seu acompanhamento ao longo dos quatro meses pelos profissionais contratados que farão a conscientização de seus usuários quanto aos resultados benéficos de sua prática. Isto decorre de que o ALTA HARMONIA tem na estrutura de seu processo pedagógico / terapêutico cinco fases associadas às propriedades funcionais de suas respectivas músicas, que propiciam uma situação altamente definida e participativa que deverá despertar e manter o interesse de seus usuários.

Para que isto ocorra e garanta sua sustentabilidade, estabelece-se um formato seqüencial adequado que capacita o usuário a concentrar suas energias eficazmente, orientando a sua atenção de uma maneira significativa e criando uma base para a interação.

Esta cuidadosa estrutura é denominada de “ANDAIME” e sua funcionalidade ocorre da seguinte maneira:
1. O(a) praticante é levado(a) a uma condição de aceitação que deverá ser mantida ao longo do processo;
2. O(a) praticante estará sendo ajudado(a) a vivenciar padrões de regularidade nas impressões à quais está sendo exposto(a);
3. Com a repetição o(a) praticante é ajudado(a) a antecipar e acompanhar eventos que ocorrem em seqüência;
4. O(a) praticante estará desafiando seqüencialmente a si mesmo(a) a preencher suas próprias expectativas. Isso ocorrerá normalmente através de uma “representação” rotineira de situações em que ele(a) é estimulado(a) sentir, a participar, a se adaptar e a se comunicar consigo mesmo e com o ambiente ao seu redor.
A condição para a aplicação bem sucedida desta estrutura e é o que normalmente acontece, é que ela deverá posteriormente ser seguida pelos usuários conforme a orientação contida no CD Rom e no Manual do KIT ALTA HARMONY por todos os que venham estar regularmente envolvidos na consecução do Programa. Como exemplo temos pessoas que permanecem utilizando o programa ALTA HARMONY há mais de dez anos.
13 – AVALIAÇÃO DO PROGRAMA

A Avaliação dos resultados da Aplicação do Programa será feita através de Questionários de Avaliação que serão oportunamente apresentados e que serão aplicados ao longo do desenvolvimento do Programa pelos profissionais contratados para sua implementação e acompanhamento.
14 – EQUIPE DO PROJETO

• Coordenador Geral – Alexandre Tavares – Engenheiro Civil, Compositor, Pianista, Consultor em Desenvolvimento Humano – Coordenar a implantação e o desenvolvimento do Programa;
• 02 Musicoterapeutas – Terão a função de identificar os casos de maior gravidade / necessidade, para direcionar de forma adequada a utilização do Programa Musical, com vistas a solução destes problemas;
• 02 Psicoterapeutas e 04 Professores – Terão a função de dar a dinâmica na aplicação do Programa, acompanhando os seus resultados.
• Pessoas que têm penetração e relacionamento nas comunidades, e que queiram dar sua colaboração ao Projeto.

15 – ESTIMATIVA DE CUSTOS DO PROJETO

15.1 – Custos de Implementação

a) Produção de 20.000 KITs inicialmente do Programa ALTA HARMONY com os 3 CDs e manual de instruções ao preço de
R$ 16,00 (dezesseis reais) pó unidade………………R$ 320.000,00

b) Produção de 1.000 CD Roms de Instruções do Programa com a gravação da palestra em DVD por artista consagrada ao preço de R$ 50,00 (cinquenta reais) por unidade…………………R$ 50.000,00

c) 2 Eventos ALTA HARMONIA de Implantação e treinamento dos Educadores em locais a serem escolhidos…………….R$ 60.000,00

15.2 – Custos de acompanhamento

a) Contratação de 08 profissionais pelo período de quatro meses sendo: 2 Musicoterapeutas; 4 professore(a)s; 2 psicoterapeutas;
(*Detalhar esses custos)
Alexandre Tavares

Site: www.altaharmonny.com

E-mail: altaharmony@gmail.com

Fones: 85-3267-0219
Cel.: 85-9404-7225