INSÔNIA – A IMPORTÂNCIA DE DORMIR BEM
admin - 0 Comentários - 26/11/2012
“Dormiu bem”? Esta pode ser uma pergunta simples e comum, mas, para muitas pessoas, responder com um “sim” pode não ser tão simples. Pense bem: quando foi a última vez que você teve uma boa noite de sono? Se você for uma daquelas pessoas que acompanham o estilo rápido “aberto 24 horas” da vida moderna, pode estar muito cansado para se lembrar da última noite em que dormiu bem. A Insônia é, tipicamente, a dificuldade de adormecer, mesmo quando a pessoa está cansada. Pode ainda, envolver problemas como acordar muito cedo ou a incapacidade de ficar adormecido durante muitas horas.
A Insônia crônica é a forma mais debilitante dessa doença, embora os períodos curtos de insônia, intercalados com os de sono normal, também possam causar danos sérios à saúde.
O sono deveria ser um período de descanso. Faz parte do ritmo natural da vida, quando o corpo relaxa e se recarrega, e a mente se isola das demandas do dia-a-dia. Porém, há uma grande quantidade de problemas que impedem que as pessoas tenham um bom sono e reponham suas energias físicas e mentais.
Em princípio, perder uma noite de sono pode parecer insignificante. Mas não devemos subestimar a importância de boas horas de sono. “Dormir é um dos processos fundamentais da vida,” afirma o Dr. Dale Edgar, especialista em doenças do sono e professor da Escola de Medicina da Universidade Stanford, em Palo Alto, Califórnia, EUA. “Vamos comparar o sono com a respiração. Podemos ocasionalmente, prender a respiração por algum motivo, mas não por muito tempo. O mesmo acontece com o sono: podemos dormir menos às vezes, mas não sempre.”
Todos precisamos dormir, e já foi confirmado que a maioria das pessoas passam por problemas durante o sono, mas para muitas, êles podem ser sérios. “Quase todo mundo passa por problemas no sono, uma vez ou outra,” diz a Dra. Bárbara Philips, professora do curso de Medicina da Universidade de Kentucky, EUA, e presidente do Conselho Norte Americano de Medicina do sono. “Os problemas podem ir desde o simples ronco, que geralmente não tem maiores consequências, até doenças muito sérias.”
As doenças do sono, na verdade, são muito mais comuns do que as pessoas pensam. A Associação Americana de doenças do sono – cuja existência é uma prova da magnitude do problema – já identificou mais de 80 doenças relacionadas ao sono, que podem comprometer a qualidade da vida das pessoas ou até mesmo acarretar problemas sérios de saúde. Essas doenças são uma ameaça não só para quem as tem, mas também para a segurança de outras pessoas, especialmente no trânsito ou nos locais de trabalho. O grande problema é que doenças relacionadas ao sono são frequentemente subestimadas ou mal compreendidas.
Seja causado por doenças crônicas ou ocasionais, ou pelo próprio estilo de vida, dormir mal não é sempre reconhecido como um problema sério. Na verdade as pessoas pensam que podem reduzir o número de horas de sono sem prejuízos para a saúde, tirando uma ou mais horas de seu descanso para sair à noite, ou intensificar uma rotina de trabalho que acentua sua carga de Stress. Um engano comum é pensar que podemos viver bem dormindo pouco. Isto é um erro grave.
Dormir pouco ou ter problemas para dormir leva a problemas cognitivos e ao mau julgamento das situações. Além disto inúmeros distúrbios de natureza psicossomática decorrem de noites mal dormidas como: ansiedades, estados depressivos, temores diversos, preocupações crônicas, etc., com influência direta no desequilíbrio do Sistema Nervoso Autônomo e a consequente baixa do Sistema Imunologico. Isto propicia o aparecimento de inúmeras doenças como úlceras, gastrites, fadiga cônica, hipertensão arterial, etc., num ciclo vicioso de graves consequências para a saúde das pessoas.
Tratamentos
A boa notícia é que já existe tratamento para a Insônia. Os clínicos gerais são os médicos mais procurados pelos pacientes, mas há especialistas em outras áreas como psiquiatria, psicologia, neurologia, musicoterapia e nas chamadas terapias alternativas. Os CDs ALTA HARMONY contendo a terapia ALTA MUSICAL ENERGY e ALTA HIGH CONSCIOUSNESS têm comprovado a sua grande eficácia na cura da Insônia pelos inúmeros casos registrados de pessoas que os utilizaram e obtiveram êxito imediato. De uma maneira geral, de acordo com estes relatos e seguindo-se a orientação contida na Preleção e no encarte dos CDs, o Insone obterá resultados em pouco tempo, ocorrendo a cura e o total equilíbrio de três dias a uma semana, podendo já no primeiro dia ocorrer resultados concretos usando a Terapia pelo menos duas vezes ao dia, sendo uma preferencialmente antes de dormir.
Nem todos precisam de oito horas de sono entre as 24 horas do dia, mas a necessidade de um sono realmente sossegado e repousante é universal. Os que sofrem de doenças do sono são privados de uma das maiores necessidades da vida. Mas, à medida que os nossos conhecimentos sobre o sono aumentam, os batalhões de sonolentos pela incapacidade de dormir bem já podem sonhar e se tranqüilizar com a sua cura.