MÚSICA É REMÉDIO CONTRA STRESS
admin - 0 Comentários - 31/10/2012
Os pesquisadores médicos desconfiaram da existência do Stress por longo tempo, mas, foi somente na década de 70 que se tornou evidente que o Stress é de fato uma das principais causas de doenças e até mesmo de morte, sendo portanto considerado o mal do século. Descobriu-se uma relação entre o Stress e quase todas as doenças, desde as cardíacas e a hipertensão até o câncer, passando pelas disfunções psicossomáticas como ansiedades, angústias, estados depressivos, insônias etc. Observa-se ainda sua enorme influência nas manifestações como úlcera, gastrites, e inúmeros desequilíbrios hormonais como distúrbios da tireóide, passando pelo diabetes, e problemas metabólicos variados.
O que é exatamente o Stress? Ele é definido como uma resposta não específica do organismo a qualquer solicitação feita a êle. Stricto sensu, o Stress não é uma doença, senão uma reação natural do organismo a situações de tensão física ou psicológica. É uma espécie de “síndrome de adaptação geral” na qual o organismo reage a qualquer estímulo desafiador através de uma sequência de mudanças internas. Como se depreende do termo, essas respostas surgem em nós e em todas as coisas vivas como um mecanismo de proteção. O problema está em que mesmo sem percebermos, temos um Stress cumulativo porque não providenciamos a tempo sua retirada mediante o reequilíbrio do sistema mente-corpo.
No âmbito das empresas, a consequencia do Stress é a diminuição acentuada da produtividade com a queda de seu rendimento. O fluxo natural da inteligência no indivíduo fica prejudicado, e sua criatividade não mais se manifesta trazendo como conseqüência uma sensível diminuição na sua produção e conseqüentemente na sua performance. As grandes corporações hoje se preocupam pelo prejuízo enorme que lhes causa o problema do alcoolismo, do consumo de drogas e ainda do absenteísmo em seu quadro funcional, problemas êstes de uma maneira geral decorrentes do Stress.
Para amenizar estes problemas causados pelo Stress, de que instrumentos dispôem as diversas camadas da população? De poucos. Eles podem ir à farmácia da esquina e comprar um tranqüilizante qualquer como já vêm fazendo. Ou seja, combatem os efeitos mas não eliminam as causas. Podem encontrar esperanças em uma das muitas religiões que não param de crescer e multiplicar-se. Nessas igrejas, além de uma garantia de bem-aventurança depois da morte, encontram-se em grupo, sentem-se menos solitários. Um pouco mais sofisticada, a classe média assegura o “boom” do Tarô, da cartomancia, astrologia e dos búzios.
Na verdade, o enfoque adequado para a solução de todos estes problemas decorrentes do Stress é a adoção de uma prática terapeutica que contemple o indivíduo como um todo, e conduza a uma perfeita integração consigo mesmo e com o meio ambiente.
Existiria uma Terapia natural e abrangente? A musicoterapia demonstra cabalmente sua utilidade nesse sentido.
Seria então a música um agente curativo universal? Se de um lado é forçoso reconhecer que nas piores espécies de doenças, quando estas já se manifestaram plenamente, são necessárias formas mais imediatas e, portanto médicas de tratamento, é também verdadeiro que o emprego generalizado dos poderes curativos do som impedisse em primeiro lugar, o aparecimento de tais deficiencias. Com efeito, o que forma a musicoterapia particularmente atraente é o fato de curar a causa da moléstia, em lugar de suprimir-lhe os sintomas, como faz a maioria das formas de tratamento médico moderno. De acôrdo com todas as provas apresentadas pela Musicoterapia Contemporânea, a bôa música parece de fato harmonizar o ser humano, trazendo-o de volta a padrões mais saudáveis de pensamentos, sentimento e ação. A não ser isto verdadeiro, temos ainda o exemplo do próprio Hipócrates, considerado o pai da medicina, que curava seus doentes com a música.
Após anos de estudos, pesquisas e práticas no período de 1980 a 1988 elaboramos uma técnica musical unindo conceitos de Musicoterapia e Parapsicologia a qual denominamos ALL NEW – EVOLUÇÃO PELA ENERGIA MUSICAL, de cuja aplicação em várias áreas especialmente nas de Educação, Saúde e Empresas, teve sobejamente comprovada sua grande utilidade pelos inúmeros benefícios proporcionados aos que dela se utilizaram, notadamente no combate ao Stress e inúmeras disfunções de natureza psicossomática, e de outras moléstias orgânicas, além de proporcionar equilíbrio e grande harmonia ao praticante. Diante dos resultados alcançados com sua aplicacão, realizamos seu aprimoramento, no que resultou a Terapia ALTA MUSICAL ENERGY, que vem por seu conteúdo objetivo e sua forma simples de ser praticada, confirmando seu poderoso efeito no combate ao Stress e inúmeras disfunções acima apontadas. Agora ampliado o conceito com o CD ALTA HIGH CONSCIOUSNESS e compondo o PROGRAMA ALTA HARMONY com o CD duplo, chegou-se ao pleno aproveitamento do processo musical para o que se propôe. Por fim, pela amplitude de sua aplicação, este método musical preenche as condicionantes a que devem satisfazer um processo holístico abrangente, realista e que apresenta resultados concretos imediatos, e o que é também importante a baixo custo.